Em Janeiro de 1992, inaugurou-se a Escola de Desenvolvimento Infantil MONTEIRO (EDIM). Monteiro é o sobrenome da família da diretora, Branca Regina Monteiro Fernandes Barbosa.
Quando a escola foi fundada, os senhores J.J. Monteiro Fernandes e Marcio Bruno Bertoldi (pai e cunhado respectivamente da diretora Branca), tornaram-se sócios.
A EDIM surgiu como um sonho de criança em formato de castelinho. Tornou-se uma pré-escola, atendendo crianças de 2 anos e meio a 6 anos de idade.
Com o passar do tempo e o crescimento da escola a sociedade foi desfeita. A estrutura do prédio modificou-se e novas séries foram sendo inseridas a cada ano.
Em 1999 a EDIM deixou de ser pré-escola e passou a ter a primeira turma do Fundamental I, com isso, o nome da escola também mudou, agora sendo Escola de Desenvolvimento e Ensino Fundamental MONTEIRO.
Devido ao excelente trabalho pedagógico, a dedicação da tia Branca e dos funcionários, a escola começou a crescer, e no ano de 2004 abriu a primeira turma de 6º ano, dando início ao fundamental II e as aulas no período da manhã.
Novas salas foram construídas e no ano de 2011 implantou-se o Ensino Médio. Assim, deixou de ser escola EDIM e passou a ser reconhecida como colégio EDIM.
Desde 1992 o EDIM vem formando alunos, atendendo diversas famílias e criando laços com cada um que passe por aqui. O colégio preocupa-se em sempre atender os estudantes e seus familiares da melhor forma possível, pois tem como objetivo oferecer qualidade de ensino e ser uma extensão do lar, trazendo valores éticos, morais, respeito e carinho diariamente.